Povo indígena Tupari participa de Mostra Cultural no Campus

Diário da Amazônia - http://www.diariodaamazonia.com.br/ - 24/06/2010
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) afirmando uma de suas missões - que é promover a cidadania - realiza nesta quarta e quinta-feira (23 e 24/6) a I Mostra Cultural em que os convidados são 40 pessoas do povo indígena Tupari. Nestes dois dias, o Campus Ariquemes estará integrado em atividades com os tupari.

"Vamos aprender com ele", afirma o professor Tarcísio Lisboa, coordenador da Mostra. Ele destaca que quatro indígenas se formaram no Instituto no Curso Técnico em Agropecuária e que atualmente há um aluno tupari cursando Agropecuária. "Queremos manter o vínculo com os tupari, trazer mais alunos indígenas para o campus", diz.

Na programação da I Mostra Cultural do Campus Ariquemes, há gincanas, torneios esportivos e atividades culturais. Na tarde da quarta-feira, será ministrada a palestra 'O povo indígena Tupari' pelo professor Isaias Tupari. No encerramento da Mostra, na noite desta quinta-feira, os indígenas apresentarão suas danças e músicas.

A aldeia dos tupari fica na Terra Indígena Rio Branco, localizada no município de Alta Floresta do Oeste a 380 quilômetros de Ariquemes. Eles falam a Língua Portuguesa e a Língua Tupari, que é do tronco Tupi.

http://www.diariodaamazonia.com.br/diariodaamazonia/index2.php?sec=News&id=3909
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio Branco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.