Índios Tapeba, no Ceará, são beneficiados com óculos

Funasa - http://www.funasa.gov.br - 28/06/2010
A Coordenação Regional da Funasa no Ceará (Core/CE), por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/CE) entregou quinta-feira (24), no Polo-Base da aldeia Lagoa dos Tapebas II, em Caucaia, 64 pares de óculos aos indígenas que moram no município.

Antes da entrega, Teresa Alves, técnica do Dsei/CE explicou aos indígenas sobre os cuidados que eles devem tomar com os novos óculos. "Vocês estão recebendo hoje objetos delicados, que precisam de cuidados no seu manuseio, pois não podemos deixá-los cair no chão e na limpeza, para uma maior durabilidade das lentes", falou.

Nair Soares, 54 anos, índia Tapeba que mora na aldeia Lagoa dos Tapebas II, gostou do que recebeu. Segundo ela, estava há mais de um ano sem usar os óculos, pois os antigos já não atendiam mais à sua necessidade oftalmológica. "Já faz muito tempo que estou sem usar óculos, pois os que eu tinha não estavam mais servindo, a vista ficava embaçada", disse. A dona-de-casa, Nair agora pode cuidar dos afazeres de casa. "Agora que eu vou poder enxergar melhor vou conseguir fazer as coisas de casa", completou.

Já o jovem Adailton de Abreu, com 20 anos vai usar óculos pela primeira vez na vida, algo que já necessitava há algum tempo. "Desde a época da escola percebia que tinha essa necessidade de usar óculos, pois tinha certa dificuldade para ler. Depois de receber esse novos óculos vou poder voltar a estudar", falou.

De 2009 pra cá, a Core/CE já entregou 1.068 pares de óculos para índios de nove etnias (Tapeba, Pitaguary, Jenipapo-Kanindé, Kanindé, Tremembé, Anacé, Tabajara, Potiguara e Kalabaça) distribuídos em onze municípios (Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Aratuba, Itarema, São Gonçalo do Amarante, Quiterianópolis, Crateús, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente e Tamboril).

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=508
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tapeba
  • TI Pitaguary
  • TI Lagoa Encantada
  • TI Mundo Novo/Viração
  • TI Taba dos Anacé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.