Midianews-Cuiabá-MT - 24/07/2003
O conflito indígena ainda é o assunto de maior repercussão e polêmica em Primavera do Leste, em virtude de atritos entre os Xavantes e os proprietários de terras na região das Reservas Sangradouro e Volta Grande. Segundo Edson Beiris, Administrador da Funai em Goiás e Coordenador da Funai em área Xavante, o conflito está sobre controle, equipes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) estão na área das reservas para garantir a ordem e a paz e conseguir devolver os equipamentos dos produtores em bom estado de conservação - "Esses maquinários serão devolvidos", afirmou.
O administrador contesta a informação de que os índios estejam cobrando para devolver os maquinários. Segundo ele os - "corruptos espertinhos atravessadores" é que ofereceram propinas aos índios. Para Beiris, todas às medidas estão sendo tomadas no sentido de evitar atritos entre índios e homens brancos.
Segundo informações, os agricultores pagaram R$15 mil aos índios para reaver alguns equipamentos e agora estão no aguardo de uma solução para o impasse, e que os equipamentos realmente sejam devolvidos em condições de uso.
PIB:Leste do Mato Grosso
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Sangradouro/Volta Grande
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.