Mato Grosso realiza treinamento para evitar incêndios em terra indígena

Secretaria do Estado do Meio Ambiente do MT - http://www.sema.mt.gov.br/ - 15/07/2010
Foi realizado no município de Paranatinga (500 km ao Sul de Cuiabá), no mês de junho, o treinamento da brigada de incêndio florestal na terra indígena Bakairi, na Aldeia Pakuera. Com participação de 15 indígenas daquela etnia, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas na prevenção e no combate a incêndios que podem colocar em risco a biodiversidade.

A iniciativa é considerada uma continuidade do projeto Brigada Indígena, que tem como objetivo qualificar índios para o controle das chamas em suas propriedades. Neste mês de julho, o tempo fica ainda mais seco no estado. Assim, nesta época, o número de queimadas aumenta na região.

Segundo o tenente-coronel, Alessandro Mariano Rodrigues, superintendente de Assuntos Indígenas, cujo órgão é subordinada a Casa Civil, a finalidade do treinamento é a redução do número de queimadas em Mato Grosso. "O curso proporcionou ao indígena meios e técnicas de manejo que sejam capazes de colaborar a redução da queimada no Estado".

A equipe responsável pela capacitação foi composta pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e em parceria com a Superintendência de Assuntos Indígenas. Na oportunidade, os brigadistas receberam equipamentos básicos de orientações específicas sobre o uso do fogo, técnicas de combate aos incêndios florestais, educação e legislação ambiental.

Além de um treinamento fundamental de primeiros socorros. "Através desses ensinamentos foi possível mostrar aos indígenas que existem meios eficientes e simples para preservar o meio ambiente além de salvar vidas em uma situação de risco", afirmou o 1 Tenente Josiel Borges da Silva, do Corpo de Bombeiros.

Portanto, a atuação da brigada de prevenção e combate a incêndios florestais é uma das ações mais efetivas de proteção para a conservação da biodiversidade das áreas protegidas.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraNoticia.aspx?cod=2724
::: Terras Indígenas

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Bakairi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.