Índios invadem sede da Celpa em Tucuruí

O Liberal - http://www.orm.com.br/ - 15/07/2010
Representantes dos Assurini protestam contra preços abusivos

Índios da tribo Assurini invadiram na manhã de ontem, 13, a sede da Rede Energia (Celpa) no município de Tucuruí, a 480km de Belém. Os representantes indígenas protestaram contra preços abusivos cobrados nas taxas de energia e abastecimento precário do serviço na aldeia, que estaria sofrendo com quedas constantes de luz. A empresa afirma que os problemas de fornecimento foram resolvidos e que ações da tribo estariam prejudicando cerca de 22 mil clientes da região.

A Celpa declara, por meio de nota, repúdio à atitude dos índios. Informa também que está adotando medidas legais para o cumprimento da liminar judicial que determina a desocupação do escritório da empresa no município. Em relação ao atendimento na aldeia, a concessionária afirma ter concluído o serviço de manutenção na rede elétrica. O trabalho realizado pelos técnicos foi a poda da vegetação que estaria encostando na rede e provocando o desligamento repentino da luz.

Sobre o valor cobrado pelo abastecimento energia elétrica na aldeia, a Celpa argumenta que o cálculo é feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e não pelas concessionárias. A empresa enfatiza ainda que os serviços de atendimento estão temporariamente paralisados por causa da manifestação.

Na segunda-feira, 21, a diretoria da Celpa vai se reunir com a liderança da tribo e um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai-PA) para dialogar a respeito do atendimento no local afetado pela falta de energia. Até o fechamento da reportagem, os índios Assurini permaneciam na sede da empresa.

http://www.orm.com.br/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=480400
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Trocará
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.