20. Bate-papo Cultural conta com escritores indígenas

Jornal Cidade - http://jornalcidade.uol.com.br/ - 29/07/2010
O 20. Batepapo Cultural será no dia 05 de Agosto de 2010, no Centro Cultural Roberto Palmari e contará com dois momentos. A mediação será feita pelo Prof. Romualdo Dias da UNESP - Rio Claro.

Olívio Jekupé é daqueles guerreiros que fizeram da escrita a resistência para sua luta diária pelo reconhecimento dos tantos significados que o povo indígena marcou em nossa sociedade e que foram de várias formas desqualificados. Completamente discriminados, foram forçados a uma adaptação às regras da sociedade considerada "civilizada" que oprimiu suas formas de vida, suas culturas e as contribuições do viver coletivo tão distante da civilização que se instalou entre nós.

Olívio Jekupé é um índio mestiço. Ele e sua família se apropriaram da escrita para registrar e nos ensinar que viver em comunidade é mais do que estamos fazendo no nosso dia-a-dia. Produzem livros que podem ser usados para uma proposta de "literatura indígena na escola" e mantém um blog ativo no qual constam informações sobre os projetos que constroem seja individual, seja em família. Moram na aldeia Krukutu (Guarani), no distrito de Parelheiros - Zona Sul de São Paulo.
Jekupé tem quatros filhos: Kerexu Mirim, Tupã Mirim, Jeguaká Mirim, Jekupé Mirim. Sua esposa se chama, Maria Kerexu. A família de Jekupé é de contadores de histórias e escritores. No 20. Batepapo Cultural participarão sua esposa Maria Kerexu e seus dois de seus filhos Tupã Mirim e Jeguaká Mirim. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho e a vida de Jekupé pode visitar um blog ativo no qual constam informações sobre seus projetos e de seus familiares. www.oliviojekupe.blogspot.com

Esse Batepapo Cultural é uma parceria com o Ponto de Cultura Rio Claro Cidade Viva e faz parte da Mostra Nacional de vídeos com a temática indígena, o Vídeo Índio Brasil 2010. Essa Mostra é uma iniciativa que pretende exibir uma coleção de filmes no mesmo período em 111 cidades brasileiras e Rio Claro compõe esse circuito. A programação completa que acontecerá em Rio Claro da Mostra Vídeo Índio Brasil 2010 poderá ser acessada pelo site www.culturadigital.br/cvrioclaro

http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/intervalo/intervalo/63619-20-Batepapo-Cultural-conta-com-escritores-indigenas
Produção Cultural:Literatura

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Guarani do Krukutu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.