O Norte - http://www.jornalonorte.com.br - 10/08/2010
Robson Soares, cacique de Baía da Traição, afirma que o consumo de drogas ilícitas acaba refletindo em outros problemas. "Temos problemas com a disseminação das DST´s, principalmente AIDS", diz. Ele estima que há cerca de 14 mil índios na região, distribuídos em 30 aldeias.
De acordo com a denúncia feita ontem, muitas índias jovens estariam sendo aliciadas por pessoas envolvidas com o tráfico e, em alguns casos, convencidas a se casarem com eles. "Alguns saem das aldeias para estudar na cidade e voltam envolvidos com o tráfico. Outros se infiltram nas aldeias, estabelecem relacionamentos e até casam com as índias, que acabam sendo envolvidas no consumo e tráfico de drogas. É triste", lamenta um índio da aldeia Ybikuara.
Uma das apostas das lideranças indígenas, para combater o avanço das drogas em suas terras tem sido a educação. "Nós fazemos reuniões com a comunidade, para alertar os índios sobre o perigo das drogas. É o que dá pra fazer", conta o cacique, Robson Soares.
http://www.jornalonorte.com.br/2010/08/10/diaadia7_1.php
PIB:Nordeste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Potiguara
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.