Exames preventivos são levados à comunidade indígena

24 Horas News - http://www.24horasnews.com.br/ - 20/08/2010
Oferecer atendimento supervisionado à população com o objetivo de identificar casos de doenças e encaminhar os pacientes para um médico especializado. Esta é a proposta da equipe da Secretaria Municipal de Saúde com os mutirões de serviços gratuitos oferecidos em toda a cidade. Nesta quinta-feira (19) cerca de 80 famílias que vivem na Aldeia Tadarimana e região foram contempladas com a visita dos profissionais. A ação é resultado da parceria entre a Fundação Nacional de Saúde - Funasa e o Governo Municipal.

O prefeito Zé Carlos do Pátio classifica o trabalho como "ato de cidadania" que contribui com a proposta de deixar a administração mais próxima da comunidade indígena. Os moradores fizeram fila para participar das reuniões sobre planejamento familiar, atendimento na área da saúde com os exames preventivos e de assistência social.

A equipe fez ainda a confecção de documentos pessoais, distribuição de preservativos e de material educativo com orientações sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis, além de atendimento odontológico. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses fez a vacinação de cães e gatos e recolheu os animais que estavam doentes.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas, Mariúva Valentim Chaves, destaca que a preocupação do Poder Público é oferecer atendimento regular a todas as comunidades e trabalhar para dar dignidade e qualidade de vida para as famílias.

Na oportunidade, os índios receberam também atendimento de beleza com cortes e escova de cabelo. Para o cacique Cícero Kudoropa a presença do Governo Municipal é especial. "Agradecemos o empenho dessas pessoas em trazer atendimento especializado para nossa comunidade. Isso é essencial para fazer a prevenção e evitar que as pessoas fiquem doentes", disse.

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=338977
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tadarimana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.