No período de 20 a 27 de agosto, foi realizada, na aldeia indígena Caieiras Velhas - Aracruz/ES, a capacitação dos profissionais que atuam na saúde indígena no módulo de atendimento do Sistema de Informação de Saúde Indígena (Siasi).
Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Indígenas de Saúde (AIS) aprenderam a inserir informações sobre atendimentos e exames no Sistema, aprimorando o acompanhamento da situação da saúde dos índios. A iniciativa vai subsidiar a tomada de decisões sobre ações de combate, controle e prevenção de doenças.
O Siasi é um prontuário eletrônico, onde é salvo o senso demográfico, os exames, o acompanhamento médico e todo o histórico do paciente. Para a enfermeira do posto da aldeia Guarani de Boa Esperança, Wânia Silva, a capacitação no sistema foi algo muito importante. "O Siasi é muito prático e proporciona análise de dados capturados, inclusive informa o perfil epidemiológico da população indígena, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde", disse a enfermeira.
A capacitação foi coordenada pelo médico da Funasa, Ricardo Ramos Pimentel e o operador do Sistema, Manoel Francisco Junior da Silva. O Siasi é a principal ferramenta de monitoramento da saúde dos índios no subsistema de saúde indígena. A manutenção de qualquer sistema, muitas dificuldades são impostas, principalmente quando se trata de captação de dados. Pensando nesta questão, a Fundação, formalizou uma parceria com a Prefeitura de Aracruz para garantir a alimentação e atualização dos dados referentes aos atendimentos realizados nos postos de saúde das aldeias.
As aldeias beneficiadas com o sistema foram Caieiras Velhas, Irajá, Boa Esperança, Piraqueaçu, Três Palmeiras, Pau Brasil e Comboios, todas situadas em Aracruz, sendo que as informações ficarão centralizdas no Pólo Base de Caieras.
A Funasa é responsável pela atenção integral à saúde dos 3.038 indígenas e das sete aldeias guaranis e tupiniquins, localizadas no município de Aracruz (ES). Quatro Equipes Multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, atendente de consultório dentário e técnico de higiene dental (THD) trabalham diariamente na promoção da saúde indígena por meio de programas de controle de doenças e assistência permanentes às comunidades.
http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=616
Índios:Saúde
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Tupiniquim
- TI Comboios
- TI Caieiras Velhas II
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.