Comunidade indígena Lago Grande ganha Escola Municipal

Roroima em Foco - http://www.roraimaemfoco.com/ - 03/08/2010
As famílias do Lago Grande foram contempladas com a entrega de mais uma unidade de ensino municipal. O prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio, esteve na manhã desta sexta-feira, 03, na comunidade indígena, localizada na região Norte do Município, para a inauguração da escola Dukuzzy Sebastião.

Seguindo o padrão das unidades educativas indígenas da Prefeitura, a escola do Lago Grande terá salas de aulas, dispensa, cozinha, banheiros masculinos, femininos e para deficientes físicos, pátio coberto, área administrativa e laboratório de informática.

O prefeito Iradilson disse que o Município está garantindo o acesso à educação de qualidade para as famílias que vivem no campo. "Na história de todas as administrações municipais nunca se investiu tanto nas comunidades indígenas como agora. Essa nova escola é mais uma prova de que o Município está trabalhando para garantir qualidade de ensino às crianças das áreas rurais. Outras comunidades também estão sendo beneficiadas com novas escolas e ações da Prefeitura", afirmou.

Além de atender as crianças do Lago Grande, que tem 62 famílias e mais de 380 habitantes, a nova escola também abrirá vagas para alunos de comunidades vizinhas. O plano pedagógico que será desenvolvido na escola será o mesmo das escolas da Capital, garantindo a paridade do grau de ensino no Município.

"O espaço físico da escola é importante para o desempenho de nossa rede educacional. Aliado a isso, desenvolver nas comunidades indígenas o mesmo nível de ensino que desenvolvemos na capital é uma prova de que é possível proporcionar um ensino melhor para nossas crianças", disse a secretária municipal de Educação e Cultura, Stela Damas.

Em homenagem ao fundador da comunidade Lago Grande, a nova unidade de ensino se chama Dukuzzy Sebastião. Em wapixana, dukuzzy, significa avô. O tuxaua Francisco das Chagas Horácio disse que a entrega da escola da comunidade é a realização de um desejo antigo das famílias da localidade.

"Estamos felizes com a nossa escola, pois nós lutamos muito para que as nossas crianças tenham uma boa educação. Sabemos que elas são o futuro de nossa comunidade. O trabalho da Prefeitura aqui está melhorando muito nossas condições de vida", disse o tuxaua.

A responsável pelas aulas na nova escola do Lago Grande é a professora Luzinete Mota. Ela conta que a antiga sede da escola na comunidade não suportava mais a quantidade de alunos. "Agora temos mais espaço e mais conforto. As salas são mais ventiladas e toda a estrutura atende às nossas expectativas. Além disso, acredito que as crianças estarão mais motivadas para as aulas", disse a professora.
Educação nota 10

Em julho, a Prefeitura inaugurou a escola municipal Vovô Jandico da Silva, na Serra da Moça. Até o final deste mês, a Prefeitura pretende entregar uma unidade na comunidade Vista Alegre.

Uma das prioridades da Prefeitura para este ano é construir mais seis escolas nas comunidades Truaru da Cabeceira, Morcego, Vista Nova, Milho, Bom Jesus e Passarão.

http://www.roraimaemfoco.com/colunistas/geral-mainmenu-45/18187-comunidade-indigena-lago-grande-ganha-escola-municipal.html
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Marcos
  • TI Serra da Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.