Outubro será o Mês da Saúde Materno-Infantil Indígena no RS

Funasa - www.funasa.gov.br - 09/09/2010
A Assessoria de Saúde Indígena (Assai) e a Equipe de Educação em Saúde da Coordenação Regional da Funasa no Rio Grande do Sul (Core/RS) estão organizando o Mês da Saúde Materno-Infantil, a ser realizado dia 6 de outubro, na terra indígena da Serrinha, em São Luiz Gonzaga.

Participam dos preparativos as 37 Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (Emsi), as gestões municipais e as coordenações regionais de saúde. Cerca de 380 profissionais estarão envolvidos em promover ações educativas simultâneas nas 105 aldeias e acampamentos indígenas, em 45 municípios gaúchos.

A atividade tem o objetivo de estimular as Emsi a implantar ações de educação em saúde permanentes voltadas, principalmente, para as mulheres indígenas, acima de 10 anos de idade, repassando as informações necessárias para um melhor cuidado da saúde materno-infantil.

Ações como grupos de gestantes para promoção e incentivo ao aleitamento materno na atenção ao pré-natal, bem como sua ampliação e qualificação, a cobertura do crescimento infantil para crianças acima de cinco anos e a importância dos exames de colo do útero e de mama, serão alguns dos assuntos desenvolvidos junto às comunidades indígenas pelas equipes multidisciplinares.

Até agora foram realizados sete encontros regionalizados entre a Funasa e as coordenadorias de saúde para apresentar e planejar o período de atividades, como explica a enfermeira da Assai, Ana Michelle Rocha Torres. "Nós estamos recebendo o projeto de cada região que vai buscar os recursos e contar com a criatividade de seus profissionais. Existem lugares que irão realizar peças teatrais, almoços comunitários, exibir filmes, ou ir até escolas indígenas", disse Ana Michele.

A nutricionista da Assai, Maria Aparecida Araújo, conta que esse projeto foi idealizado a partir do sucesso das campanhas de vacinação. "Desde 2007, o nosso programa de imunização tem alcançado um nível satisfatório, nosso objetivo é seguir esse bom exemplo e realizar um trabalho de continuidade na atenção à saúde indígena", esclarece.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=626
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Serrinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.