Fogo em reserva indígena continua e já consome quase três mil hectares

Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/ - 13/09/2010
O incêndio na Reserva Indígena Tadarimana,em Rondonópolis, que teve início na manhã da última sexta-feira (10) continua a devastar a área, que é uma das principais de mata fechada do município e tem quase 10 mil hectares. Desde a manhã desta segunda-feira (13), 36 pessoas trabalham no local, sendo 12 militares do 3 Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, quatro brigadistas e 20 índios.

De acordo com o comandante do 3 Batalhão, coronel Vanderlei Bonoto, a estimativa é que até a eliminação total do fogo pelo menos três mil hectares da área da aldeia terão sido consumidos, o que corresponde a quase 20%. O comandante explicou que a área não é composta de plantações e está um pouco distante do espaço onde vivem cerca de 80 famílias indígenas. "A área que queimou é de difícil acesso, é somente mata", ressaltou.

O trabalho desta segunda-feira está concentrado no acero que consiste no alargamento da estrada que divide a área queimada da não atingida. Com a técnica, os profissionais esperam isolar o fogo, evitando que chegue a outras áreas. Na sexta-feira, ainda durante o dia, o fogo havia sido controlado, no entanto, o incêndio logo voltou. No sábado, as equipes fizeram um combate direto de fogo contra fogo, mas a técnica não funcionou.

Conforme Vanderlei Bonoto, a situação ainda é crítica no local, pois o vento não cessou e ajuda a propagar as chamas. O ápice do incêndio foi neste domingo (12) e durante a noite a fumaça tomou conta da cidade e pode ser sentida em praticamente todos os bairros.

Um avião da Defesa Civil do Estado está à disposição do município desde que começou o incêndio. O coronel explica que sem a aeronave seria praticamente impossível acabar com o fogo e o estrago estaria ainda maior. Além disso, o avião ajuda no combate a outros locais que tiveram queimadas, como uma área do Córrego Esparramo, localizado atrás da Cervejaria Petrópolis, no Distrito Industrial.

O último incêndio que atingiu a reserva indígena foi em 2007. Em 2008 e 2009, a área não queimou. Os bombeiros e a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) acreditam que o fogo deste ano tenha iniciado em uma fazenda próxima. Imagens de satélite confirmam a informação. Em 2007, 80% da reserva foi devastada pelo fogo.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=128946
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tadarimana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.