Rondonópolis decreta emergência e fogo pode queimar 50% da reserva

Olhar Direto - http://www.olhardireto.com.br/ - 14/09/2010
Com a persistência do fogo que destrói desde sexta-feira (10) a Reserva Indígena Tadarimana, em Rondonópolis, a Prefeitura do município decretou estado de emergência nesta terça-feira (14). O decreto será publicado ainda hoje. A situação na área que abrange a aldeia é grave, segundo informou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves. A estimativa de que 25% da área de 10 mil hectares da reserva seria queimada até o controle total do incêndio passa a partir de hoje para 50% ou mais.

Conforme Lindomar, os trabalhos continuam concentrados no acero de uma estrada que passa pela reserva no intuito de evitar que o fogo atinja maiores proporções de terra. A técnica consiste no alargamento da pista numa extensão de sete quilômetros. Apesar desse esforço, que conta com o apoio de bombeiros, brigadistas, índios e funcionários da Semma e da Defesa Civil do município, o fogo já ultrapassou a estrada.

Dois tratores com esteira e um caminhão pipa com 15 mil litros de água foram cedidos pela Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), além de um caminhão de lâmina na frente e grade atrás que carrega e espalha a terra para abafar o fogo.

A Prefeitura ainda conta com outra máquina de esteira emprestada pela empresa Objetiva Engenharia e com o apoio da brigada da empresa ADM que está cedendo água de seu caminhão pipa para abastecer a aeronave que ajuda a combater o incêndio. Mais uma máquina e uma pá carregadeira também estão à disposição para combater o fogo se for preciso.

O secretário de Governo, Milton Gomes da Costa, o Miltão, que também está na reserva auxiliando nos trabalhos, explicou que a fumaça que encobre Rondonópolis desde domingo (12), quando o fogo se agravou mais, ainda deve permanecer sobre a cidade por três a quatro dias.

Punição

Confome o secretário Lindomar Alves, o proprietário da fazenda próxima à reserva onde o fogo foi originado será notificado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A área está sob jurisdição estadual, já que se localiza fora do perímetro urbano. "O Ibama fará o auto de infração e cabe ao proprietário recorrer", explicou.

Além da medida devido ao início do incêndio, a propriedade também será notificada pelo indício de desmate irregular. "Não importa se foi há um ou dois anos, mas houve desmate", disse o secretário.

Lindomar criticou a Fundação Nacional do Índio (Funai), responsável pela reserva indígena, e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) por não terem se manifestado diante da situação. "Não podemos conviver com o fogo de dois em dois anos, mas nós do município ficamos impedidos de administrar dentro da reserva e por isso precisamos da união de esforços", ressaltou.

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=25&id=129337
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tadarimana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.