O Norte - http://www.jornalonorte.com.br/ - 16/09/2010
Uma comissão da Fundação Nacional do Índio (Funai) chega hoje a João Pessoa para negociar a libertação dos técnicos presos na aldeia da tribo Potiguara, na Baía da Traíção, Litoral Norte da Paraíba, desde a manhã de terça-feira. A equipe vai discutir com os índios as reivindicações apresentadas. O grupo é formado por assessores da presidência da Funai em Brasília, e a reunião acontece hoje na Coordenação da Funai, situada no Bairro dos Estados, em João Pessoa, a partir das 10h. Ontem, quatro consultores foram liberados pelos índios depois da sinalização de conversa com a fundação. Seis continuavam na aldeia até fechamento desta edição.
Desde a manhã de terça-feira, representantes de tribos indígenas em Baía da Traição impedem saída de funcionários da Funai de escola Foto:Ovidio Carvalho/ON/D.A Press
O líder José Ciriaco, conhecido como Capitão Potiguara, confirmou que os índios irão comparecer e que estão abertos à negociação. Ele explicou que os seis técnicos oriundos de Brasília e os outros quatro, de João Pessoa, continuam detidos no interior do colégio da aldeia central. O local foi escolhido porque oferece acesso a computadores, permitindo que os "reféns" continuem com o seu trabalho e se comuniquem com os superiores em Brasília. "Todos estão bem e sendo tratados da melhor forma possível. Estão tranquilos e sem medo".
O grupo de profissionais da Funai está na aldeia localizada na Baía da Traição, onde chegou na manhã desta terça-feira, para apresentar um seminário sobre meio-ambiente. Logo depois que foram recebidos, os líderes das 31 tribos da região impediram que eles deixassem o local. Os índios justificaram a medida como uma forma de exigir o reestabelecimento da Unidade Gestora da Funai na Paraíba. O prédio onde ela funcionava na capital foi desativado desde dezembro de 2009 e desde então a coordenação de tudo passou a ser feita pela Unidade Gestora no Ceará.
Desde que foi desativada na Paraíba, os indígenas alegam que tudo precisa ser resolvido na sede de Fortaleza, o que tem gerado vários problemas na aldeia.
http://www.jornalonorte.com.br/2010/09/16/diaadia8_0.php
PIB:Nordeste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Potiguara
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.