Comunidades indígenas da Cantuquiriguaçu recebem capacitação no artesanato

Agência Sebrae de notícas PR - http://www.pr.agenciasebrae.com.br/ - 17/09/2010
Ação faz parte do projeto de desenvolvimento do território, iniciativa do Sebrae/PR em parceria com entidades locais; objetivo da capacitação é o resgate da cultura artesanal indígena e incentivo ao uso sustentável de matéria-prima

Da Redação

A produção artesanal indígena feita pelas mulheres da Aldeia Rio das Cobras, nos municípios de Espigão Alto do Iguaçu e Nova Laranjeiras, ambas no oeste do Paraná, vai passar por transformações. Após diagnóstico realizado por intermédio do Sebrae/PR no Projeto Território da Cidadania - Cantuquiriguaçu, dados da produção artesanal foram levantados, e dentre eles, algumas necessidades de melhoria nos produtos e processos de confecção dos artigos indígenas.

Com base no levantamento, surgiu a proposta de capacitar as mulheres para o desenvolvimento da atividade do artesanato na Aldeia. "O estudo foi feito nas próprias comunidades indígenas para que fosse avaliada a situação atual do artesanato. Nesse processo, percebemos algumas dificuldades encontradas pelas mulheres, como a escassez de matéria-prima; e alguns pontos a serem fomentados, como o resgate de identidade cultural das peças", diz o consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Território da Cidadania - Cantuquiriguaçu, Cecílio Max Batista.

Na primeira oficina, realizada na última semana de agosto, as indígenas participantes puderam resgatar alguns valores contidos nas peças artesanais. "A proposta foi apresentar questões estratégicas para valorizar os produtos. Fizemos um resgate cultural com base em estudo realizado em outras comunidades indígenas de mesma etnia e relembramos as simbologias dos grafismos, o significado original de vários tipos de desenhos do artesanato indígena, que estavam esquecidos pelas próprias artesãs", destaca a designer de produto Isamara Carniatto.

Ainda de acordo com a designer, na ocasião, também foi discutida a questão da utilização de matéria-prima para a produção artesanal na reserva. "Hoje, elas fazem apenas a extração das taquaras, que é matéria-prima utilizada na maioria dos produtos. Assim, uma das propostas foi orientar ao plantio do vegetal para garantir a sustentabilidade da produção", comenta. Já no início de outubro, Isamara Carniatto retorna a Nova Laranjeiras, para verificar o resultado da primeira oficina. "Ensinamos os novos desenhos e suas simbologias e deixamos esse intervalo de tempo para que elas iniciem a nova produção", assinala.

Segundo Max Batista, do Sebrae/PR, dar continuidade a esse trabalho na reserva indígena é primordial. "A ideia do Projeto é melhorar a condição de vida dessas famílias e isso é um processo contínuo que deve seguir um cronograma bem estruturado para que tenhamos a confiança das comunidades. O trabalho começou em fevereiro, com a pesquisa e diagnóstico; segue com as oficinas de artesanato e, em dezembro deste ano, termina com a elaboração e formatação de um livro que servirá de registro documental das ações realizadas e, ainda, como material de consulta para os próprios indígenas", diz.

Qualidade

Depois de realizadas as melhorias nos produtos, ressalta o consultor do Sebrae/PR, a ideia é disponibilizar os artigos para venda na Estação Nova Laranjeiras, um centro de comercialização que deve funcionar às margens da BR-277, no município. "Nesse local, além do artesanato indígena, serão comercializados diversos produtos de pequenas agroindústrias da região. Essas também estão sendo preparadas por meio de outras ações que fazem parte do Projeto Território da Cidadania - Cantuquiriguaçu, para oferecer qualidade ao consumidor."

De acordo com a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Nova Laranjeiras, Rainilda Müller, o apoio do Sebrae/PR será de fundamental importância para o desenvolvimento dessas comunidades indígenas. "Antes, essas mulheres faziam o artesanato sozinhas. E agora, com as orientações do Sebrae/PR, cada vez que vamos lá já conseguimos perceber as diferenças. Temos a certeza de que, ao final do trabalho, elas poderão oferecer produtos com maior valor agregado, devido ao investimento em qualificação desse artesanato", avalia.

O projeto é realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Prefeitura de Nova Laranjeiras, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Cantuquiriguaçu

O Território da Cantuquiriguaçu compreende 20 municípios localizados na região oeste e centro-oeste do Paraná. Esses municípios, que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), são banhados pelos rios Cantu, Piquiri e Iguaçu, que, unidos, deram o nome ao território.

Como ferramenta de desenvolvimento a essas localidades com baixo IDH, o Sebrae/PR criou o Projeto Território da Cidadania - Cantuquiriguaçu, que promove constantemente ações, palestras, capacitações e programas que visam melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento econômico dos municípios.

Além da proposta para capacitação do artesanato indígena, o Projeto Território da Cidadania, do Sebrae/PR, atua na Cantuquiriguaçu com a qualificação e desenvolvimento do setor de panificação; produção leiteira; pequenas agroindústrias; turismo religioso e estímulo à produção agroecológica nas comunidades indígenas, por meio da implantação de uma unidade do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.


http://www.pr.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?cod=10679078&canal=729
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Rio das Cobras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.