Maggi diz ser contrário à redemarcação de território indígena

Midianews-Cuiabá-MT - 29/08/2003
O desaparecimento do índio xavante Joaquim, 72 anos, também reacendeu a polêmica envolvendo produtores rurais, Governo do Estado e Funai em relação à redemarcação territorial da Reserva Sangradouro/Volta Grande. A Justiça Federal autorizou, por meio de liminar, na quarta-feira (27.08), que técnicos da Funai voltem a fazer os estudos necessários para a redemarcação do território.

Segundo a representante do Ministério Público Federal, presente na comitiva do governador durante à visita a Aldeia Sangradouro, Agda Aparecida, os índios têm o direito, garantido constitucionalmente, de saber se as terras pleiteadas são indígenas e o trabalho do MPE é garantir isto.

O governador Blairo Maggi posicionou-se contra esta redemarcação e disse aos caciques xavantes que 17% do território mato-grossense são ocupados por nações indígenas e é inadmissível aumentar este percentual.

"Não sou contra aos índios e esta minha posição causou uma falsa afirmação de que o governador não gosta de índio. Apenas não concordo em aumentar o território, formando ilhas de pobreza em torno de um mar de riqueza", disse o governador Maggi, que brincou ao dizer que seu relacionamento com os índios é tão bom que, em uma aldeia Pareci, há um indiozinho com o mesmo nome que o seu (Blairo).

Maggi também garantiu aos caciques da Reserva Sangradouro que não admitirá que tomem um metro quadrado sequer do território deles. "Isto é um compromisso constitucional e não tolerarei abusos", afirmou.

De acordo com o coordenador regional para áreas xavantes, de Goiás, Edson Beiriz, que também estava presente na visita à aldeia, a intenção da comunidade não é ampliar o território, mas sim melhorar a qualidade de vida da população indígena. Para Blairo Maggi, este é o trabalho que deve ser feito junto às comunidades indígenas e não a ampliação do território.

O prefeito de General Carneiro, Juraci de Aquino, destacou que 35% da população do Município são composta por indígenas e grande parte do território também. "Tenho certeza que a vinda do governador resolverá a questão da redemarcação, pois o acordo garantirá a assistência que os índios reivindicam", disse o prefeito.

Reserva Sangradouro - A Reserva Indígena do Sangradouro/Volta Grande localiza-se a 40 km do Município de Primavera do Leste (230 km ao Sul de Cuiabá). Ocupa uma área de aproximadamente 100 mil hectares. Na aldeia vivem cerca de 800 indígenas da etnia xavante.
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Sangradouro/Volta Grande
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.