Encerrada oficina para os Maxakali (MG)

Funasa - www.funasa.gov.br - 20/09/2010
"A Educação em Saúde trabalha o despertar da consciência crítica do cidadão. O que aconteceu nestes cinco dias de oficina foi um processo de ensino aprendizado para todos indígenas e não indígenas" declararam os educadores durante o encerramento da Oficina de Educação em Saúde e Mobilização Social voltada para os indígenas Maxakali, em Bertopolis-MG. O evento constou de declarações e depoimentos emocionantes, além das pactuações estabelecidas entre comunidade indígena equipe da Funasa e autoridades presentes

O indígena Reginaldo Maxakali leu, em língua própria, o relatório final com as demandas diagnosticadas pelos índios, além de reivindicações em prol da melhoria geral do seu povo.

"É com esse novo olhar que este povo terá condições de agregar novos valores aos seus hábitos e costumes principalmente os relacionados aos cuidados com ambiente, com o corpo, com o lar e com a alimentação. Cabe as instituições se unirem a uma aliança estratégica para planejamento único das ações para o povo maxakali. Precisamos urgentemente de mudança de atitude", ponderou o educador Joaquim Francisco.

Durante a oficina os assuntos Água, Meio Ambiente, Cuidados pessoais do lar e com a comunidade, Alimentação, Comunicação e Mobilização Comunitária foram discutidos em sete grupos: Água Viva Azul(Mityui); Gavião I; Gavião II; Natureza; Vida Nova, além do grupo das crianças chamado Capitãozinho. Eles contaram com o auxilio de facilitadores da instituição, além de um tradutor.

A voluntária da Missão "Novos Tribos do Brasil", Zilene Gomes, que trabalha com índios Maxakali desde 1992 observou que esta semana de oficina foi importante pela participação e produção, transmitindo conhecimento. "Essas ações mostraram para mim, que em uma oficina tem que existir uma troca, em todos os sentidos inclusive, ensinamentos e aprendizado", considerou a voluntária.

Kelly Santos Rocha, Nutricionista do Polo-Base tipo II, avaliou que ações de intenso trabalho como essa são importantes, " pois influencia hábitos alimentares mais saudáveis e exalta principalmente os alimentos produzidos na própria aldeia, atingindo não só os índios adultos, mais também as crianças", completou.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=644
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Maxakali
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.