Mulheres indígenas concluem curso de aproveitamento de alimentos

Governo de São Miguel do Iguaçu - http://www.saomiguel.pr.gov.br/noticias/ - 23/09/2010
Um Curso inédito para as famílias de índios avás guaranis que vivem na Aldeia de Santa Rosa do Ocoi acaba de ser ministrado com 50 horas/aula práticas, ministradas através do CTT - Cataratas Techno Training - empresa especializada em treinamento e desenvolvimento de pessoal.

A secretária de Assuntos Sociais e Comunitários, Nailor Teresa Polita liderou a comitiva do centro da cidade e representou o prefeito Armando Polita no ato de entrega dos certificados para 30 mulheres indígenas, com idades entre 13 e 67 anos.

O ato de entrega dos certificados foi prestigiado também pelas Diretoras: de Indústria e comércio, Vanilda Scheffer, do Centro de Treinamento Cataratas Techno Training, Orminda Mendes, presidente da Comissão da CIPA, Lenir Moro Lumertz, a Chefe da Agência do Trabalhador, Roseni Ferreira Misuguti e pelas técnicas da Secretaria de Assuntos Sociais e Comunitários: Angélica Lazzeris (Assistente Social), Maryana Verona (Psicóloga)

A responsabilidade técnica do curso é da nutricionista Evelin Misuguti que também ministrou as aulas na cozinha do Centro de Recepção aos visitantes da aldeia.

O curso de Reaproveitamento de Alimentos foi criado com o objetivo de aproveitar junto às famílias os alimentos que em algumas vezes são desperdiçados e foi levado para as mulheres da aldeia através do CRAS/PAIF - Centro de Referência em Assistência Social e Programa de Atenção Integral as Famílias.

Realizado através de parceria entre os governos federal e municipal os projetos de inclusão das famílias vem promover a ascensão de milhares de famílias através de cursos profissionalizantes.

Para a Secretária de Assuntos Sociais e Comunitários, Nailor Teresa Polita que falou em nome do governo municipal - "o dia foi especial e de agradecimentos. Sugiro que vocês transmitam para suas famílias, seus vizinhos o que aprenderam no curso. Outros cursos serão trazidos para os membros da aldeia. Até o final da gestão mais pessoas serão qualificadas, pois este é o objetivo do governo" - finalizou.

http://www.saomiguel.pr.gov.br/noticias/vernews.php?id=1422
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Avá Guarani/Ocoí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.