Dsei Kayapó promove curso de Agente Indígena de Saúde (AIS)

Funasa - http://www.funasa.gov.br - 23/09/2010
A Coordenação Regional da Funasa no Pará, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Kayapó, está promovendo, até a próxima quinta-feira (30/09), em Conceição do Araguaia (PA), o curso de formação de Agente Indígena de Saúde (AIS), módulo saúde do adulto e atendimento de urgência.

Participam do curso cerca de 20 índios da etnia Kayapó que representam as aldeias Gorotire, Lãs Casas, Kubenkankrenh, Kawatire, Kikretum, Pykararankre, Kendjãn, Kokokoedja, Aukre, Moikapakô e Kokraimoro.

Esta etapa do curso, ministrado por enfermeiros do Dsei/ Kayapó, compreende 120 horas de aula e dentre os temas que estão sendo abordados estão: modos de vida e trabalho da população adulta e idosa nas comunidades indígenas; conceito de vulnerabilidade e de risco aplicado à população adulta e idosa; agravos à saúde do adulto indígena decorrentes das mudanças culturais e da alimentação (hipertensão arterial, diabetes, alcoolismo); conceito de risco de vida, urgência e emergência; atendimento de urgência; participação de planejamento e avaliação das ações de saúde; remoção de pacientes; mobilização social e educação em saúde.


http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=674
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Las Casas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.