Ato ministerial restringe entrada em terra indígena em Mato Grosso

Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/ - 29/09/2010
Brasília - A Fundação Nacional do Índio (Funai) restringiu a entrada e a permanência de pessoas estranhas aos quadros da fundação na Terra Indígena Piripkura, localizada nos municípios de Colniza e Rondolândia, em Mato Grosso. A proibição vale pelo prazo de dois anos, a contar de hoje (29), de acordo com portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Durante esse período só poderão ingressar, locomover-se e permanecer
na área, por tempo determinado, pessoas autorizadas pela Coordenação-Geral de Índios Isolados (CGII). Para essa autorização será exigida uma declaração da Funai se isentando de danos sofridos pelo(s) interessado(s).

A medida é dirigida principalmente a não índios que se movimentam na região. O intuito é proteger os índios isolados de contato com grupos sociais que possam transmitir doenças.


http://agenciabrasil.ebc.com.br/home?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=2&p_p_col_count=3&_56_groupId=19523&_56_articleId=1064630
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Piripkura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.