Índios de reserva do norte do Estado usam armas há pelo menos 10 anos, afirma cacique

Zero Hora - http://zerohora.clicrbs.com.br/ - 14/10/2010
Líder, que havia sido preso por porte ilegal, reconhece uso por índios de arsenal recolhido de caçadores David Reise Gasparoni Juiz

Aos 60 anos, sendo 22 deles como cacique, José Orestes do Nascimento, o Zé Lopes, conta que a guarda armada tenta evitar ataques à reserva Bananeiras, com 3,2 mil índios. Confira trechos da entrevista, gravada na tarde de ontem:

ZH - Há índios designados como guardas para proteger a reserva?

Zé Lopes - Temos 18 índios que atuam como guardas em toda a região para garantir a segurança da reserva e e das comunidades, coibindo o roubo de madeira, as caças clandestinas e outros crimes.

ZH - Esses índios têm armas?

Zé Lopes - Sim. Nenhum índio vai sem arma para o mato fazer guarda. Eles usam a arma para proteger o local e a si mesmos.

ZH - De onde vêm essas armas?

Zé Lopes - Elas são deixadas pelos próprios caçadores, quando fogem ao serem flagrados cometendo crimes no local, e recolhidas pelos índios.

ZH - Depois de recolhidas, para onde vão as armas?

Zé Lopes - As armas encontradas ficam com os próprios índios nas regiões em que eles vivem. Isso acontece há pelo menos 10 anos.

ZH - Quando os índios são autorizados a usar as armas?

Zé Lopes - Quando surge algo mais sério, pego e chamo os homens de confiança e coragem. Eles fazem o serviço e depois trazem a arma.

ZH - Os índios têm consciência que o porte ilegal é crime?

Zé Lopes - Sabemos dessa lei, mas se é errado proteger os animais, as árvores e a reserva, vamos cometer sempre esse tipo de crime. Não vou arriscar a vida dos meus índios, inclusive tomando tiro por aí, para depois entregar tudo de mão beijada na delegacia.

ZH - Você considera a sua prisão e a dos seus filhos injusta?

Zé Lopes - Sim, foi 100% injusta. No passado, o índio que fazia confusão respondia dentro da terra indígena. Hoje, tudo é diferente, e os índios não gostam dessa interferência.

ZH - Os índios estão envolvidos no assalto a banco?

Zé Lopes - Não. Somos inocentes. Meus advogados pedirão que seja feita perícia nas armas apreendidas. Se for comprovado que elas foram usadas no assalto, eu faço questão de me entregar à Justiça.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3074379.xml
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Nonoai
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.