CIMI Leste-Eunápolis-BA - 10/09/2003
Um grupo de 15 famílias Pataxó que retomaram dia 19 de agosto de 2003, a fazenda Boa Vista, no entorno do monte pascoal, foram expulsos da área na manhã de hoje por decisão do Juiz Federal de Ilhéus, Dr. Pedro Holliday.
Uma verdadeira operação de guerra foi montada para cumprir a decisão Judicial, 14 homens da Polícia Federal e 15 homens da Polícia Militar de Itamaraju, fortemente armados, retiraram as famílias Pataxó que deixaram o local revoltados com a decisão da Justiça. Indignada a liderança Lica Pataxó desabafou: "Nossa situação é difícil, a Funai não toma providências e não tem apoiado a nossa luta, não tenho vergonha de falar que moro num curral com meus seis filhos sofrendo sem que as autoridades tomem providências" . As famílias se deslocaram para outra fazenda retomada, vizinha da área de onde foram expulsos.
É a segunda vez que os Pataxó são expulsos dessa fazenda, em abril de 2002, os índios retomaram a área, mas tiveram que sair oito meses depois por força também de uma liminar de reintegração de posse, deferido pelo mesmo Juiz Federal de Ilhéus. Mesmo a área fazendo parte do território a ser demarcado, haver um parecer provisório, emitido pela coordenadora do GT da Funai, confirmando a reivindicação dos índios; e o próprio fazendeiro ter assinado uma carta de intenção com a disposição de negociar a liberação da terra, A Justiça Federal concedeu nova Liminar de Reintegração de Posse ao Fazendeiro Paulo Chaves. Os índios estão inconformados com a decisão da Justiça e afirmam que pretendem retomar a área novamente.
As lideranças da Aldeia Nova do Monte Pascoal têm solicitado a atenção da Procuradoria da República de Ilhéus, da 6o Câmara em Brasília e da Funai para a sua situação, pois alegam que as decisões judiciais contra a comunidade indígena têm saído pelo fato da Funai não se interessar pelo caso, na maioria das vazes sem prestar assistência jurídica aos conflitos na região extremo sul da Bahia.
PIB:Leste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Barra Velha
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.