Comunidades festejam homologação da terra indígena Jacamim

CIR-Boa Vista-RR - 23/09/2003
Nos dias 21 e 22 de setembro, as comunidades da terra indígena Jacamim organizaram uma festa para comemorar a homologação da área, ocorrida em 23 de junho de 2003. A aldeia Wapichana de Jacamim foi anfitriã da festa, que contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre eles 35 convidados representantes de várias etnias, regiões do estado e a coordenação do Conselho Indígena de Roraima- CIR. Os dois dias de festa foram marcados por muito alegria e esperança.

Jacamim foi homologada junto com as terras Wai Wai, Muriru, Moskow e Boqueirão, todas no estado de Roraima. A terra indígena possui 189.500 hectares, fica na região da Serra da Lua, e inclui quatro comunidades: Jacamim, Marupá, Wapun e Água Boa. Á área é habitada por 952 pessoas das etnias Wapichana e Macuxi, segundo censo do Distrito Sanitário Leste de Roraima..

A homologação marca uma nova história para os povos indígenas, porque garante a posse permanente das terras onde vivem há tempos imemoriais, permite a retirada dos invasores e assegura a possibilidade de se implementar formas de desenvolvimento sustentável de acordo com a cultura e tradições indígenas. Após homologada, para concluir o tramite burocrático, a terra deverá ser registrada no cartório local e no Serviço de Patrimônio da União.

As comemorações em Jacamim foram marcadas por cantos, danças, comidas e bebidas tradicionais da cultura wapichana. Entre os convidados, representantes dos povos Yanomami, Wai Wai e Macuxi, também apresentaram cantos e danças tradicionais. Depois de dançar o parixara, era a hora de comer e descansar para dançar de novo à noite. A comida estava farta. Tinha muito churrasco de carne de boi e de caça, inclusive de guariba e anta; beiju, farinha de mandioca, acompanhados de muita pimenta; assim como bananas, abóboras, batatas doces, caxirí de batata e pajuarú de mandioca.

Durante a festa, se falava muito na grande festa que vai ter quando Raposa Serra do Sol for homologada. A comunidade aproveitou a ocasião para fazer uma carta ao Presidente Lula pedindo a homologação de Raposa em área contínua. Todos assinaram um cartão postal a ser remetido ao presidente Lula pedindo pressa na homologação.

Esperamos que a festa de Jacamim seja o início de uma nova era de festas de homologação de terras indígenas no estado. No final de junho Moskow festejou a homologação, e já está marcada para os dias 5 à 7 de novembro uma festa na terra indígena Wai Wai. Esperamos que, antes do final do ano aconteça a festa de homologação de Raposa Serra do Sol.
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jacamim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.