Começa encontro de medicina xamânica

Jornal Já - http://www.jornalja.com.br/ - 24/11/2010
A visão do mundo Kaingang representada por seus Kujà (pronuncia-se Kuiãs), líderes espirituais e conselheiros de seu povo, será tema na terceira edição do Encontro de Medicina Tradicional Kaingang, que visa à manutenção, atualização e fortalecimento de seu sistema médico xamânico.

O evento vai até sábado (27), ocorrerá na Comunidade Kaingang do Morro do Osso, na zona sul de Porto Alegre/RS, e espera contar com cerca de 300 pessoas, entre elas, xamãs, rezadores, caciques, lideranças político-cerimoniais, parteiras tradicionais, cozinheiras indígenas, professores bilíngües, agentes indígenas de saúde, dançadores-guerreiros, e representantes das comunidades Kaingang da Bacia Hidrográfica do Alto Uruguai (Benjamin Constant, Cacique Doble e Rodeio Bonito) e da Bacia Hidrográfica do Guaíba (São Leopoldo, Estrela, Lomba do Pinheiro, Farroupilha e Lajeado).

Para Valdomiro Xe Vergueiro, cacique da comunidade Kaingang do Morro do Osso, este tipo de encontro é essencial para a confraternização com comunidades de outras localidades do Estado e para a conservação da cultura de seu povo: "As crianças que nascem tem que ter contato com a nossa cultura e com aquilo que acreditamos para poderem passar adiante também.", disse.

A programação, elaborada sob a coordenação direta das lideranças Kaingang, deverá contar com apresentações artísticas indígenas, rituais tradicionais, encontro de saberes, refeições preparadas pelas cozinheiras indígenas, entre outras atividades.

O encontro vem sendo preparado por uma comissão, integrada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundação Nacional do Índio (Funai), Escola de Saúde Pública (SES/ESP), Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (UFRGS/EDUCASAUDE), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (PMPA/SDHSU), Conselho de Missão entre índios (COMIM), Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Conselho Regional de Psicologia (CRP/RS) e Comunidade Indígena Local. Mais informações pelo telefone (51) 3215 7030 ou (51) 3215 7010. (Assessoria)

Programação do encontro:

25/11
26/11
27/11

Manhã
- Cerimônia de abertura (fala das autoridades)

Atividades Culturais

- Fala de Lideranças
- Almoço/Intervalo
- Comidas tradicionais indígenas Kaingang -Hábitos Saudáveis
(prevenção, orientação,...)
- Almoço/Intervalo
-Chás e Fitoterapia
- Queima de Chás
- Batismo
- Almoço/Intervalo
Tarde
- Conversando com os Kujã sobre Saúde e o Viver
- Atividades Culturais
- Rodas de Conversas com as parteiras e profissionais de saúde

- Atividades Culturais
- Ritual dos rezadores e encerramento

Noite
- Filme do I e II Encontro de Kujã
- Troca de Saberes entre Kujã

Cura - Kujã para as pessoas "doentes"


http://www.jornalja.com.br/2010/11/24/comeca-encontro-de-medicina-xamanica/
Produção Cultural:Exposições e Debates

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Morro do Osso
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.