PF acaba investigação contra grupo que retirava madeira

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/ - 07/12/2010
A Polícia Federal (PF) encerrou o inquérito sobre exploração ilegal de madeira oriunda de terra indígena que provocou a Operação Pharisaios, deflagrada em 26 de novembro e que prendeu seis pessoas acusadas de envolvimento no esquema criminoso. No último dia 3, o relatório final das investigações foi entregue à Justiça Federal.

Do dia da deflagração da operação até a entrega do relatório à Justiça, a PF continuou com o mesmo número de presos por participação no esquema. Ao todo, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva, mas quatro pessoas continuam foragidas desde então.

O esquema desmantelado valia-se de brechas no sistema florestal do governo do Estado. Os madeireiros conseguiam "comprar" seis líderes da Terra Indígena Serra Morena para extrair madeiras como mogno e ipê e transportá-las com guias florestais falsas - graças a falhas do Sisflora, da Sema. Foram indiciados 21 envolvidos por crimes como exploração ilegal de floresta de domínio público; danos em área de preservação permanente; transporte de madeira sem licença; receptação qualificada; falsidade ideológica e formação de quadrilha armada. (Com assessoria)

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=384524
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Serra Morena
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.