Encontro sobre mudanças climáticas acaba com visita ao Congresso Nacional

Cimi - www.cimi.org.br - 08/12/2010
Grupo ainda foi recebido pela equipe de transição do governo de Dilma Rousseff, quando entregaram a carta final do encontro e também uma bandeira do Brasil produzida ao longo do evento

As crianças e adolescentes que participaram do encontro Mudanças Climáticas: Nossa vida está jogo!, realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB), na capital federal, encerraram hoje (8) as atividades do evento. A reunião que começou na segunda-feira, 6 de dezembro, acabou com uma visita à equipe de transição do governo da presidente eleita Dilma Rousseff e também ao Congresso Nacional.

Em meio a uma maratona de descobertas, entrevistas e atividades previstas pelo encontro, o grupo esteve hoje pela manhã no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). As crianças e adolescentes foram recebidos pelos assessores Georgina Fagundes e Paulo Leonardo Martins, que começaram a conversa com uma dinâmica, onde de olhos fechados cada um teria que pensar em uma imagem que representasse o meio ambiente e depois apontar com o dedo indicador para a direção dessa cena.

A dinâmica descontraiu o grupo, que em seguida fez uma breve apresentação, dizendo o nome, a região de origem e quais os principais problemas ambientais enfrentados por suas comunidades, como desmatamento, enchentes, queimadas, grandes plantações de eucalipto e soja e poluição, entre outros. Em todas as falas, denúncias e preocupações, mas também pedidos cheios de esperança para que o novo governo pense com mais carinho sobre as questões ambientais.

Ao final do encontro, o grupo entregou para os assessores, na esperança de que estes remetam o material às mãos de Dilma Rousseff, a carta final do encontro e também uma bandeira do Brasil produzida durante oficina com o artista plástico brasiliense Bené Fonteles. No material, reivindicações, por meio de palavras simples e bem arranjadas, para que políticas públicas para as comunidades tradicionais do país e também planos e ações para preservar o meio ambiente sejam encaminhadas pelo novo governo.

Após a entrega do material, o grupo seguiu para o Congresso Nacional, onde se encontrou com o senador Eduardo Suplicy (PT/SP). A conversa aconteceu no Salão Verde da Câmara dos Deputados e transitou entre projetos do parlamentar e os desejos e sonhos das crianças e adolescentes, que vieram das mais diversas regiões do país representar seus povos e comunidades.

Leia abaixo documento final do encontro:

Nossos antepassados tiveram um futuro. E nós, teremos?

Somos filhos e filhas das populações tradicionais que formaram o Brasil. Foram nossos antepassados que cultivaram a terra, respeitaram os rios e cuidaram do nosso meio. E assim foi mantido vivo o patrimônio ambiental de nosso país, que ainda é vasto. Desde sempre, agimos desse modo porque nos compreendemos como parte da natureza. E como parte, vivemos de modo interdependente com o todo.

No entanto, hoje somos vítimas de uma grave injustiça ambiental: preservamos a natureza, mas enfrentamos enchentes e secas do Norte ao Sul; preservamos a natureza, mas somos vítimas das monoculturas, da mineração, da poluição dos rios e lagoas; preservamos a natureza, mas parques ambientais são criados, nos expulsando de nossos territórios.

Diante desse quadro, nos reunimos e discutimos a questão ambiental que é preocupação de muita gente. Vimos que precisamos resolver não apenas o problema de nossas comunidades, mas também o problema do planeta. Esta economia que aí está é insustentável.

Nós queremos um mundo com educação para a vida, que nos traga esperança. Nós acreditamos nos valores da amizade, união, respeito, paz, saúde, sabedoria, compromisso, solidariedade, sensibilidade, dignidade e dedicação. Nós desejamos a preservação ambiental e o reconhecimento da diversidade. Aspiramos a prosperidade, a integração, a fraternidade e lealdade. Sabemos que não podemos desistir e exigimos nossos direitos fundamentais, a revitalização socioambiental, a visibilidade social das comunidades, a reforma agrária e a demarcação e titulação dos nossos territórios. É imprescindível, assim, formular e implementar políticas públicas para as comunidades tradicionais.

Para termos um futuro, mais do que "ordem e progresso", nós queremos um Brasil com Amor, Vida e Direitos.


Assinam esta carta crianças e adolescentes participantes do Encontro "Mudanças Climáticas: nossa vida está em jogo" realizado em Brasília - DF entre os dias 06 e 08 de dezembro de 2010, originárias do/da:

Povo Macuxí da Terra Indígena Raposa Serra do Sol - Roraima;
Povo Pitaguari da Terra Indígena Pitaguari - Ceará;
Povo Guarani de São Paulo - SP;
Quilombo de Barra do Parateca - Bahia;
Quilombo de São Pedro - Vale do Ribeira - São Paulo;
Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha - Paraná;
Comunidades dos Pescadores Artesanais do Paraná - Paraná;
Comunidades Geraizeiras do Alto Rio Pardo - Minas Gerais;
Comunidades do Semi-árido Baiano - Bahia;
Grupo Cultural Afroreggae - Rio de Janeiro;


http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=5189&eid=257
Clima:Mudanças Climáticas

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  • TI Pitaguary
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.