Guaranis acampam às margens da RS 135

Correio do Povo-Porto Alegre-RS - 02/10/2003
Índios reivindicam área de 230ha em Ventarra Baixa


Um grupo de 44 guaranis está acampado, desde a última terça-feira, às margens da RS 135, entre Erechim e Getúlio Vargas, na região do Alto Uruguai. Os acampados reivindicam uma área de 230 hectares, na localidade de Ventarra Baixa, no município de Getúlio Vargas. Os indígenas garantem que têm um mapa, elaborado no início do século passado, no qual um lugar identificado como Mato Preto estaria programado para abrigar a futura reserva dos guaranis, o Toldo Guarani.

O cacique Joel Pereira explicou que o grupo, que morava na reserva indígena caingangue de Cacique Doble, reivindica as terras desde 2000 junto à Funai. Segundo ele, a presença das famílias na região objetiva apressar o processo que tramita na fundação. É esperada para amanhã ou sábado a chegada de mais guaranis de Nonoai e Porto Alegre. As crianças em idade escolar estão sendo atendidas na Escola Estadual Luis Oliveira, na sede da reserva caingangue próxima ao acampamento.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ventarra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.