Grupo de índios fecha estrada

Correio do Povo-Porto Alegre-RS - 22/10/2003
Caingangues e guaranis realizaram manifestação de protesto na RS 135

Pista foi obstruída a cada meia hora ontem à tarde

Indios caingangues da reserva de Ventarra Alta, localizada no município de Erebango, e guaranis, de Getúlio Vargas, realizaram ontem protesto na RS 135. A cada 30 minutos, a partir das 14h, o grupo de 70 indígenas obstruiu a pista com um trator, próximo do viaduto sobre a ferrovia, junto ao acesso à estrada para Erebango.

A manifestação ocorreu enquanto, em Brasília, três caingangues e um guarani pressionavam a direção da Funai para incluir no orçamento de 2004 recursos para a realização de identificação e de limites de uma área reivindicada pelos índios. Se a verba não entrar no orçamento da Fundação até o fim do mês, os trabalhos só poderão ser realizados em 2005, um dos motivos para a pressão feita pelos indígenas.

A Polícia Rodoviária Estadual acompanhou e orientou o trânsito no local. Pelo menos 70 índios, entre adultos e crianças participaram do protesto, que terminou no fim da tarde. Dependendo do resultado do encontro em Brasília, a manifestação pode ser retomada ainda durante esta semana. Há 15 dias, no ponto onde ocorreu o protesto, acamparam os guaranis, que reivindicam a posse de uma área de 230 hectares região.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ventarra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.