Indígenas em curso de inclusão

Diário da Amazônia - http://www.diariodaamazonia.com.br/ - 15/03/2011
Indígenas das tribos Karitiana e Karipuna concluem no próximo dia 23 o curso de inclusão digital iniciado no último dia 21, em Porto Velho, pela concessionária Santo Antônio Energia (SAE) em parceria com o Senac. Conforme a coordenadora de Informática e Telecomunicações, Eliane Alves, tem sido grande o interesse dos alunos pelo curso, que objetiva promover a inclusão digital desses povos com aulas sobre Digitação, Word, Excel e Internet.

A analista socioambiental, Lia dos Santos, explicou que o projeto faz parte do Programa Básico Ambiental da (SAE) de apoio às comunidades indígenas. O curso acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, atendendo a um termo de cooperação firmado entre os povos indígenas e a concessionária, levando em consideração as necessidades apresentadas. ''O programa inclui vários cursos, e este é mais um deles", afirmou a analista, ressaltando que já foi promovido o de gestão das associações.

A coordenadora contou que não é a primeira vez que o Senac trabalha com cursos de capacitação para indígenas, e que o processo faz parte da inclusão dos indígenas na sociedade, com acompanhamento da antropóloga da empresa.

De acordo com a professora Laíze Enes, a turma não teve dificuldade para aprendizagem e os poucos que tiveram problema em compreender o funcionamento dos programas não mediram esforços para acompanhar o ritmo, inclusive chegando uma hora mais cedo às aulas. "Eles ainda estão aprendendo Word, mas já demonstram interesse pelo Excel, que serve para criar planilhas eletrônicas".

A turma é formada por homens e mulheres indígenas de várias idades. A maioria nunca teve acesso ao mundo virtual e mora na cidade por conta do trabalho, por estar estudando ou desempenhando papéis de intermediadores junto ao poder público.

Leia a reportagem no Diário da Amazônia de hoje


http://www.diariodaamazonia.com.br/diariodaamazonia/index2.php?sec=News&id=9206
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Karipuna
  • TI Karitiana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.